Cockpits para Simuladores de Corrida: Tudo que você precisa saber

Para os entusiastas de corrida e simulação, nada se compara à imersão que um cockpit de simulador pode proporcionar.

Esses setups avançados replicam a experiência de estar dentro de um carro de corrida, oferecendo imersão, realismo e competitividade.

Se você está encantado por este mundo da simulação e pretende virar a chave e dar a partida, conhecer os diferentes tipos de cockpits disponíveis no mercado é essencial. Vamos explorar o que faz de um cockpit de simulador uma escolha indispensável para qualquer piloto virtual sério e qual categoria é a ideal para você.

O que é um Cockpit de Simulador de Corrida?

Um cockpit de simulador de corrida é uma estrutura especialmente projetada para acomodar equipamentos de simulação de corrida, como volantes, pedais, câmbios e assentos. Esses setups podem variar desde configurações básicas até instalações complexas e profissionais que replicam de perto a sensação de um verdadeiro carro de corrida.

Tipos de Cockpits de Simulador

1. Cockpits Compactos

Os cockpits compactos são ideais para iniciantes, aqueles com orçamento mais limitado ou que, principalmente, tenham espaço limitado para instalar o simulador. Este nível de cockpit é englobado principalmente pela categoria de “Suportes de Volante”, que são estruturas de metal que suportam um volante e pedais, sem um banco acoplado.

Embora sejam mais simples, já oferecem uma melhoria significativa em relação ao uso de uma mesa comum, pois entregam mais estabilidade e permitem ajustar o posicionamento do volante e dos pedais para uma pilotagem ergonômica.

Exemplo:

  • Suporte de Volante SGT V3: Estrutura compacta e rebatível, com base para fixação de volante, pedaleira, câmbio e copo. Possui ajustes de altura, inclinação e profundidade para o volante e pedais. A proposta é usá-lo em conjunto com seu próprio sofá, uma cadeira ou poltrona. Confira aqui.

2. Cockpits Intermediários

Esses cockpits oferecem mais estabilidade e conforto, com estruturas mais robustas e ajustes adicionais para uma experiência mais personalizada. Para quem tem o espaço, o investimento extra entrega vários diferenciais: a categoria já possui um banco integrado à estrutura suporte com a ergonomia projetada um para o outro; são mais robustos e podem suportar equipamentos mais profissionais (como volantes e pedais mais fortes e pesados); sempre ficarão montados no cantinho deles e não precisam ser montados e desmontados sempre que for jogar, é só se sentar e pilotar!

Exemplos:

  • Cockpit X Retrátil V3: Estrutura ajustável, compatível com os principais volante e pedais do mercado, apoio de copo e câmbio superior, e banco retrátil acoplado. Ele tem tudo o que um piloto precisa para iniciar bem e eventualmente transformar o hobby em coisa séria. Confira aqui.

3. Cockpits Avançados

Projetados para entusiastas sérios e profissionais, esses cockpits oferecem a melhor experiência possível em termos performance. Seus bancos e ajustes proporcionam a posição de pilotagem idêntica a carros de competição, e são indicados principalmente para quem leva o automobilismo virtual para o lado competitivo, pois são estruturas robustas o suficiente para suportar o peso e torque de equipamentos profissionais, como bases de volante Direct Drive e pedaleiras com sensor célula de carga e/ou resistência hidráulica, tudo isso com o mínimo de flexão estrutural.

Exemplos:

  • Cockpit Ax160: A Extreme Simracing oferece com uma série de modelos de cockpits profissionais, mas o carro-chefe sem dúvidas é o AX160. Ele possui estrutura em perfil de alumínio com quadro de 160mm de largura, capaz de suportar as bases Direct Drive e Pedaleiras mais poderosas disponíveis no mercado. Confira aqui.

Componentes de um Cockpit de Simulador

Um simulador de corrida deve ser composto de vários itens para que seja de fato funcional. Além do cockpit como indicados acima, considere a escolha de um kit de volante e pedais, tela (e seu respectivo suporte ou rack), videogame ou computados, jogos e outros acessórios.

1. Volante e Pedais

Um bom conjunto de volante e pedais interfere e muito na experiência. Recomendamos que busque um com sistema de “Force Feedback”, são modelos que possuem um motor ativo que passa o peso e efeitos para a direção. Os valores variam bastante, quanto maior, melhor o acabamento e mais potência (e consequentemente mais realismo).

Um kit de volante Logitech por exemplo já é uma ótima opção para iniciantes e pilotos intermediários, já kits profissionais como os da marca Simagic entregam acabamento premium e sensação de resposta mais intensos e competitivos. volantes para simulares aqui.

2. Assento de Corrida

Um bom assento pode entregar mais conforto, ergonomia e imersão para seu cockpit. Modelos como o Retrátil ou GTX são mais casuais e prezam pelo conforto.

Já modelos concha como o P1 ou XL entregam a imersão de sentar-se em um carro de corrida, além de terem o encosto rígido, ideal para modulação do freio de pedaleiras pesadas e profissionais.

3. Suporte para Câmbio e Freio de Mão

Se é um entusiasta de veículos clássicos, Drift e Rally, considere adicionar em seu simulador um câmbio por alavanca e freio de mão. Para isso, o seu cockpit deve ter a opção de acomodar estas estruturas, o que é encontrada mais para o lado das categorias intermediárias e avançadas.

O começo sempre pode ser pelas pás sequenciais presentes atrás do volante, mas se é um entusiasta, coloque isso em mente como um upgrade futuro.

4. Tela ou Óculos de Realidade Virtual

Na busca por uma tela para usar com seu simulador, os pontos de performance principais para se verificar são as taxas de resposta (prefira aquelas com tempo menor que 5 milissegundos); resolução (no mínimo Full HD 1080p); e taxa de atualização (60hz ou superior) e tamanho (no mínimo 32” e quanto menos, mais perto terá que posicioná-la do cockpit).

Lembre-se que, quando mais poderosa sua tela, melhor deve ser o seu videogame ou computador, para que consiga de fato executar o game nas altas resoluções e taxas de atualização. Óculos de realidade virtual entregam a experiência mais imersiva, mas requerem um computador bastante forte e estômago do piloto, por isso não é para todos.

O setup com 3 telas simultâneas é o mais usado dentre os profissionais, está opção é possível apenas em PC e com boa potência.

5. Jogos de simulação

Existem vários títulos excelentes e vale a pena ter vários na sua biblioteca. A escolha pode ser influenciada pela compatibilidade (o jogo Gran Turismo funciona apenas no Playstation, enquanto o iRacing apenas no PC Windows) e pelo seu gosto pessoal: quer ter a experiência de ser um piloto de Fórmula 1 da atualidade (F1 2024), ou uma lenda pilotando a Mclaren do Senna no traçado antigo de interlagos (Automobilista 2), quer competição pura (iRacing) ou aprender drift (Assetto Corsa).

Aqui selecionamos os melhores jogos de simuladores de corrida da atualidade, mas de antemão, busque ter o jogos que seus amigos já jogam e entrem juntos em competições online, essa é a melhor experiência!

6. Videogame ou Computador

Ter o modelo de última geração vai permitir que tenha a experiência em jogos mais atuais e com melhor qualidade gráfica. Se você já tem um videogame ou PC, considere usar ele mesmo e montar seu simulador ao redor dele, agora se esta é uma escolha aberta, considere estes pontos:


Videogame: Tem games que só funcionam com ele (por exemplo o “Gran Turismo “) e geralmente a interação com o usuário é muito mais simples e fácil. Se seus amigos estão jogando lá, faz sentido estar lá também.


PC: Também possui games que só funcionam nele, como por exemplo o iRacing, Automobilista 2 e o Assetto Corsa (com modificações para Drift). Montar um PC para seu simulador é a opção caso pretenda montar um setup com 3 telas simultâneas, também é mais adequado para quem quer praticar drift e/ou rally, pois possui mais opções de câmbios e freios de mão. Por outro lado, pode ter um custo maior e pode requerer um conhecimento mais avançado dos usuários para as configurações.

Benefícios de Usar um Cockpit de Simulador

1. Imersão Total

Os cockpits proporcionam uma sensação de estar realmente dentro de um carro de corrida, aumentando a imersão e o realismo.

2. Desempenho Aprimorado

Com um setup dedicado, os jogadores podem focar mais na pilotagem e menos no ajuste e na fixação do equipamento, levando a um melhor desempenho nas pistas.

3. Conforto e Ergonomia

Assentos ajustáveis e suportes ergonômicos ajudam a manter o conforto durante longas sessões e o posicionamento adequado do volante e pedais, prevenindo fadiga e melhorando a experiência geral.

4. Eficiência

É o melhor investimento para extrair ao máximo os recursos do seu kit de volante, pedais e câmbio. Com um cockpit adequado, terá o volante e pedais em posição adequada e sem sair do lugar.

A imersão a mais fará com que fique cada vez mais concentrado e focado nas pistas e técnicas de pilotagem, sendo essencial para quem busca superar até o último décimo de segundo no cronômetro.

Se você está pronto para levar sua paixão por corridas ao próximo nível, um cockpit de simulador é o caminho a seguir. Prepare-se para a adrenalina e a emoção de pilotar como um profissional, direto do conforto da sua casa.

Alisson
Alisson
Artigos: 3